Feliz Todo Ano!

2020: Como definir?

Que termo encontrar para definir o ano que está indo embora? Desolação, doenças, desemprego, pandemia, dor... Isso, se quiséssemos ter apenas esse olhar, e não estaríamos errados. Em contrapartida, poderíamos utilizar os seguintes: desafios, reinventar, esperançar, solidariedade, resiliência, superação.

É certo que a pandemia escancarou diante de nós algo que deliberadamente passamos a ignorar: o nosso próximo. Tantas coisas tinham se tornado invisíveis aos nossos olhos por conta do nosso estilo egoísta de viver e esse período veio para nos sacudir e nos fazer tomar conhecimento da existência do outro. E agora com o isolamento,  como atender ao chamado para exercer a misericórdia?

Fomos desafiados a nos reinventar. Temos fé em um Deus de amor e bondade, e este amor foi convidado a ser colocado em prática. No meio científico a busca era conhecer o vírus e os esforços para encontrar a cura, mas e a cura para a fome de pão, de vestuário, de acolhimento e esperança? Para esses males, há cura?

Com o apoio da @ibemanuel, entendemos a urgência que o momento demandava. Estratégias elaboradas, campanhas lançadas, parceiros e voluntários juntaram-se numa rede de solidariedade sem precedentes. Não imaginávamos que o caminho seria longo e precisávamos de forças para caminhar. Longo e desafiador como a estrada para Jericó, onde se passou a narrativa do Bom Samaritano.

O isolamento social não conseguiu nos parar. A tecnologia atendeu um dos seus propósitos que era tornar os distantes, próximos. Mas o amor de Deus tornou os de perto, próximos também e não apenas os de longe. Percebemos que os nossos gestos e atitudes poderiam fazer diferença na vida de muitos.

Um texto é pouco para registrar o que o ano de 2020 provocou em nossas vidas. Uma coisa é certa: “podemos passar todas as coisas nAquele que nos fortalece”, se entendermos o seu chamado para o exercício do amor e da misericórdia! 

E que o ano vindouro seja um ano de restauração, de palavras de vida e de ações de amor! E que continuemos a fazer a diferença, a trazer esperança na certeza de que até aqui o Senhor tem nos ajudado.

 

Nilza Barros, Assist. Social

Voluntária NASCE

NILZA BARROS

Ver todos os textos e reflexões.